21 de abril de 2015

Um ingrediente várias soluções : Quinoa

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de hidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Benefícios da quinoa
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de omega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.


As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e manutenção muscular. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.


Quinoa com legumes salteados 

Ingredientes: 
1 Chávena de quinoa
1 dente de alho
azeite e sal marinho q.b.
1 1/2 chávena de água a ferver
1/2 caldo de legumes (opcional)
Legumes à escolha

Preparação:
Lave a quinoa com água morna, mexa bem e escorra: repita 2 a 3 vezes para remover a goma que dá o sabor amargo à quinoa
Salteie o alho inteiro e a quinoa num fio de azeite por cerca de 2 minutos sem parar de mexer, até começar a agarrar. Junte a água a ferver, o caldo de legumes e sal, mexendo para dissolver o caldo.

Tape e deixe cozer em lume brando por 10 minutos, até absorver a água. Apague o lume, retire o alho e mantenha tapado por mais 5 minutos. 

Entretanto vá preparando os legumes salteados, que podem ser os que preferir. Corte-os em juliana fina e salteie em azeite de modo a ficarem al dente, junte a quinoa e sirva a gosto.

O que fazer com o que sobrar?


Hamburgueres e Almondegas de Quinoa

Triturar as sobras de quinoa e legumes, depois de triturado juntar 1 ovo, pão ralado e queijo light ralado (mais ou menos 1 chávena, dependendo da quantidade que sobrar), misturar tudo e verificar se ficou com consistência para moldar hambúrgueres e almôndegas. Moldar e guardar no congelador para utilizações futuras.


Almondegas de Quinoa

Hamburguer de Quinoa Com Queijo











































Sem comentários:

Enviar um comentário